BLOGANDO IDEIAS

Este espaço é um pedaço de mim. Um cantinho onde eu posto minhas reflexões voltadas ao uso significativo da Tecnologia na Educação mas, também, onde sem pretensão, organizo minhas ideias e compartilho minha maneira de pensar.

06 junho 2007

Seminário Nacional de Educação Profissional a Distância


Aconteceu na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), nos dias 04, 05 e 06 de junho o "Seminário Nacional de Educação Profissional a Distância" que contou com a presença dos Secretários do SETEC/MEC, SEED/MEC: Eliezer Pacheco e Carlos Eduardo Bielschowsky. Nos primeiros dois dias foram apresentados alguns relatos de experiências de ensino técnico e superior a distância, bem com, de construção de material didático para ensino técnico e a distância.
Gostei das reflexões apresentadas pela professora Maria Lucia Cavalli Neder da UFMT que relatou sobre a experiência em EaD da universidade. Segundo ela, "a Educação é uma prática social mediante a qual os sujeitos nela envolvidos constroem significados que podem dinamizar outros processos sociais, na medida que contribuir para a emancipação de sujeitos históricos, capazes de construírem seu próprio projeto de vida e atuar significativamente, na construção de uma sociedade mais inclusiva".

E ainda, "Educação a distância é a modalidade de organização curricular, na qual os sujeitos da prática pedagógica constroem sentidos, a partir de um processo de "inter-ação", mediado por tecnologias, por textos didáticos, específicos, bibliografias e webgrafias de apoio".

4 comentários:

Fátima Campilho disse...

Olá,
Já pensei em fazer pós-graduação à distância. Acho que não combina comigo nem com Emília Sanches. Gostamos do "olho no olho" quando o assunto é educação.Não sei se construiria sentidos e/ou esclareceria minhas dúvidas. Vou pensar mais no assunto.

Anônimo disse...

Olha, ainda continuo vindo aqui,viu?
Ou seja, sua menção ao meu nome em fevereiro ainda vale, he he he.

Bom, pelo menos pude ler o que aind anão tinha lido.

Estou voltando com melhor frequencia à blogosfera.

Anônimo disse...

Olha, já esperei demais para te ver aqui de novo...
Cadê você?

Anônimo disse...

Oi Joseane!
Eu também sou Jô e gosto de Educação à Distância.Dos últimos dez anos para cá tenho aprendido muito com as comunidades virtuais e cursos. Gostei muito dessa última citação sobre a EaD. Abraço,
Josete